Governo do Piaui

Palestra

Palestra sobre a importância e vantagens da reciclagem de resíduos

A diretoria da Cooperativa de Catadores de Material reciclável de Manoel Emidio do estado do PIAUI (COCAME) está muito atenta aos problemas ambientais e não só isso, trabalha incessantemente para que toda a população ao seu alcance, saiba como cuidar do meio ambiente reciclando seus resíduos.

Foi exatamente nessa direção que o presidente da COCAME o Sr Cícero Neto da Silva procurou essa redação para falar sobre a iniciativa que tomou ao promover uma palestra aos associados e simpatizantes do movimento que esta tomando conta do Estado, sendo a cooperativa protagonista do termo sustentabilidade.

O objetivo é de aumentar a consciência e ensinar técnicas de reciclagem do lixo doméstico, a todos aqueles dispostos a ouvir, aprender e implementar mudanças de comportamento.

A palestra realizou-se no dia 17 de Setembro no Colégio Agrícola da família de Manoel Emídio, juntou-se ao evento o diretor dessa escola, membros do corpo docente e discente, juntaram-se a eles nessa ocasião mais de sessenta pessoas da comunidade e dos arredores; Autoridades municipais da Comarca de Manoel Emidio, como o vice-prefeito, secretários da educação, da agricultura, deram um tom de seriedade ao evento.

Quem abrilhantou e encantou a todos com seu conhecimento foi o professor e palestrante Gustavo Pinto Fonseca, profissional muito versado na área de sustentabilidade ambiental, formado na Universidade Federal do Estado do Piauí.

O conteúdo da palestra foi em torno dos cinco R ou seja:
1- REDUZIR – A geração de lixo primeiro posso e a medida mais racional que traduz a essência da luta contra o desperdício.

2- REUTILIZAR- Os bens de consumo e demais objetos, fazendo aumentar a sua durabilidades.

3- RECUSAR- Consumir produtos que geram impactos socioambientais significativos.

4- RECICLAR- E devolver o material usado ao ciclo de produção, a reciclagem deve ser usada somente para materiais reutilizáveis.

5- REPENSAR- Os hábitos de consumo e o descarte, nem tudo deve ser jogado fora, porque na maioria das vezes o fora não existe.

Foi unânime por parte dos presentes a importância e relevância do tema, os presentes gostaram do que ouviram e comprometeram-se a tomar providencias em suas casas para que seu lixo não prejudique mais o meio ambiente.

Em frente de tamanho sucesso, a diretoria da COCAME, na pessoa de seu presidente Cícero Neto da Silva faz um convite a toda a população da Região do vale das Mangabeiras do estado do Piaui:

“Saudações a todos e a todas.

A Cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Manoel Emideo, quer chamar atenção e pedir o apoio das autoridades e de toda população, para juntos ajudar aos trabalhadores catadores, para que possamos transformar nossa cidade, deixando-a mais limpa e sustentável, vamos desfrutar as vantagens que a cidade proporciona todos nós, população e poder público quando temos nossos resíduos, nosso lixo, reciclado. Venha conosco nessa grande mobilização, você, junto com a COCAME e seus cooperados em busca da construção de um ambiente sustentável e muito mais agradável. Um abraço.”

Remato Mendes de Andrade
jornalista – MTB 72.493/SP
http://jornalambiente.com.br

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *